Câmara de Arbitragem BRASIL – CHINA

MEDIAÇÃO

Restabelecendo diálogos e pacificando conflitos.

Principais Links

Sobre a Mediação

O mecanismo de mediação tem sido crescentemente procurado tanto no Brasil quanto no exterior por possibilitar a resolução de controvérsias por meio de soluções construídas pelas próprias partes envolvidas, sejam pessoas físicas ou jurídicas. Assim como a arbitragem, é um meio que constitui alternativa ao sistema judiciário, proporcionando procedimentos mais céleres e prezando a manutenção do relacionamento entre as partes.
A mediação permite a prestação de assistência às partes na obtenção de acordos. É um mecanismo mais amigável, que utiliza os serviços de um mediador que não tenha interesses no objeto da demanda e esteja devidamente qualificado para a função.
Além disso, a mediação efetuada pela CABC é sigilosa, sendo vedada a divulgação de qualquer informação sem a prévia autorização mútua das partes. Isso constitui uma vantagem fundamental no contexto corporativo, no qual as empresas não podem ser expostas a fim de preservar suas relações de negócios.
A mediação institucional administrada pela CABC se utiliza do método não adversarial, por meio do qual qualquer parte pode buscar a solução amigável de conflitos relacionados à interpretação ou execução de determinado contrato, em conformidade com o Regulamento de Mediação da Câmara. Eventuais regras específicas que não estiverem previstas deverão ser ajustadas conjuntamente pelas partes e pelo mediador. Este poderá ser escolhido de comum acordo entre as partes dentro da lista de profissionais da Sfera, que possui profissionais de renomada experiência no cenário da mediação nacional e internacional.
No Brasil, as regras que norteiam a utilização do mecanismo foram sistematizadas na Lei da Mediação (Lei 13.140/2015) , que estabeleceu o papel do mediador e das características gerais do procedimento. O documento foi fundamental para criar um novo paradigma, voltado à autonomia das pessoas físicas e jurídicas na solução de seus conflitos.
Ao escolher a CABC, como responsável pelo suporte administrativo do procedimento de mediação, as partes terão garantido o bom andamento do procedimento em todas suas fases, de forma a facilitar a construção de uma solução ao conflito.